terça-feira, 9 de outubro de 2012

Encontro GenRe na Mariápolis Ginetta








Nos dias 29-30 de setembro, no Centro Mariapolis Ginetta de Vargem Grande
Paulista (SP) aconteceu um encontro para jovens religiosos e consagrados.
Estavam presentes 24 jovens entre Agostinianos descalços e da Fazenda da
esperança, além de Verbitas, Pime, e Luciano, um focolarino de São Paulo. O
tema do encontro foi Ser Palavra: luz para o mundo. O encontro se
desenvolveu entre as meditações de Chiara e partilha de experiências entre
nós, visando a comunhão entre os carismas. 
Um momento forte foi a participação do Congresso Humanidade Nova com o tema: Fraternidade a
verdadeira cidadania. Foi possível ver o alcance social do Movimento dos
Focolares e todos os seus desdobramentos no campo da economia, da saúde, da
educação, da politica... Tudo isso deu uma nova esperança e um olhar
positivo sobre as realidades do mundo.
Sábado à noite teve um encontro muito significativo com os gen´s que estão
na escola, partilhando suas experiências. Ficaram tocados em ver como também
os diocesanos prezam pela comunhão e querem viver um sacerdócio mariano. O
encontro terminou com uma confraternização. Alguns gen-re perguntavam se era
possível também para eles fazer uma experiência assim na Mariapolis Ginetta.
Foi explicado também que são os religiosos que participam da Obra de Maria o
os gen-re animadores dos jovens religiosos da unidade. Foi lançado o
Congresso Jovens religiosos 2014. Podemos no blog gen-re
(http://genrebrasil.blogspot.com.br/2011/10/encontro-gen-re-dias-23-25-de-se
tembro.html
) manifestar nossas ideias, sugestões e dar nossa contribuição
para a realização deste evento. Foram também convidados a participar da
Escola dos religiosos, de 7 a 17 de janeiro, numa chácara perto do Centro
Mariápolis para aprofundar de forma vivencial o carisma da unidade.
Eis algumas impressões que foram deixadas escritas dos jovens:
- Um agradecimento a Deus por redescobri de forma nova o Ideal.
- Aprender sobre o amor, a verdadeira caridade a partira da vivencia da
Palavra, a troca de experiências...foi muito bom.
- Falta-me palavras para explicar quão é grande a minha alegria por ter
vivido este momento.
- A unidade na vida religiosa só consiste no Amor maior revelado a nós de
forma simples e humilde.
- Gostei muito deste encontro...Senhor toca em meu coração para que seja
feliz na vida de seminário.
- Fiquei tocado por essa unidade. Quero viver esta espiritualidade, Jesus em
meio, levar a palavrado dia a dia a cada próximo que encontro.
- Saio daqui fortalecido muito por ter recebido a Palavra de Vida. Foi uma
graça de Deus.
- Esse encontro me ajudou a renovar a minha vocação. Viver a unidade e ver o
outro como irmão é algo que motiva e renova a esperança.
- Renovei o meu amor a Jesus Crucificado.
- Vou tentar praticar este ensinamento durante a minha vida.
- Pude sentir como e Evangelho deve ser praticado e a chave para isso é o
amor. Como agostiniano me marcou profundamente o carisma da unidade pregado
por Chiara.
- A nossa participação a Humanidade Nova deu uma nova cara ao encontro e me
motivou a dar passos concretos.
- Um encontro rico, empolgante na vivencia da Palavra de Deus. A unidade dá
uma nova força, divina, para viver melhor a vida religiosa e consagrada.
Brilha um caminho mais bonito no encontro diário com Deus.
- A Palavra a ser vivida e não somente lida, e colocada em pratica na plena
comunhão de Cristo nos envolve e somos colocados a partilhar tudo.
- Fica o desafio de ser um construtor da unidade.
- Foi um momento muito importante para mim, porque foi possível pensar na
minha vida como uma doação total ao amor verdadeiro que brota do coração de
Deus e que deve mexer no meu coração e com o dos que vivem comigo.
- Ficou muito forte descobrir como iniciaram os gen-re e os religiosos na
Obra de Maria.
- Para mim foi uma renovação espiritual. Creio que Jesus está me chamando à
graça de viver de modo profundo a unidade. Quero realmente me doar a Jesus
no meio na vida religiosa e doar minha vida pela unidade.
- Foi para mim ver Deus no irmão através das pequenas coisas.
- Através da partilha e comunhão este encontro renovou a nossa essência
vocacional. Ver a igreja jovem e sentir que faço parte desta mudança de
mentalidade e coração.
- Foi um momento maravilhoso para repensar a minha vocação. Peço a Deus pela
minha congregação.




...Tudo isso deu uma nova esperança e um olhar positivo sobre as realidades do mundo.
Sábado à noite teve um encontro muito significativo com os gen´s que estão na escola, partilhando suas experiências. Ficaram tocados em ver como também os diocesanos prezam pela comunhão e querem viver um sacerdócio mariano. O encontro terminou com uma confraternização. Alguns gen-re perguntavam se era possível também para eles fazer uma experiência assim na Mariapolis Ginetta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário