terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fórum Unidade e Carismas em São Paulo

Estão todos convidados para este momento de Unidade!!!

Comunhão de Vida de Marcos da Família da Esperença

Caríssimos,
Neste mês a palavra Segue-me me deu a graça de fazer uma experiência com os jovens  recuperantes da fazenda.
Neste ano estamos em formação e fomos convidados no fim de semana passado a ficar com eles pois os responsáveis teriam um encontro na Mariápolis.
Logo compreendi que precisava seguí-lo renunciando o sono depois do almoço de Sábado, aprendendo a jogar xadrez para me fazer um com um jovem e até jogando bola na chuva (coisa que eu não fazia desde que era criança.....
Foi uma grande alegria para mim poder reconhecer este chamado e dar o passo logo e sem pensar muito.

É belo ver o quanto a palavra torna a nossa vida dinâmica .

Uno
Marcos

sábado, 8 de outubro de 2011

Mais algumas impressões do nosso encontro...

Iluminados pela luz do Ideal, vários jovens consagrados e outros em processo de formação para sua consagração, estivemos reunidos na Mariápolis Ginetta, entre os dias 24, 25 e 26 de setembro, fazendo a experiência de viver uma bonita comunhão entre vários carismas.

A convivência já começou na sexta à noite, com a chegada que foi se dando pouco a pouco. Devagar o desejo de conhecer, partilhar a vida e os sonhos foram sendo manifestos nas conversas. Enriquecidos com a presença de Jesus entre nós, o encontro foi sendo construído, deixando que fosse Ele, a nos conduzir. E de fato, talvez este tenha sido um dos grandes ensinamentos deste encontro: quando deixamos que Jesus entre nós conduza nossa vida, sobretudo a nossa consagração, Ele, de fato, se manifesta com todo o seu amor e nós temos a graça de poder perceber isso.

Pudemos ainda, nos animar mutuamente, com o desejo de manter viva a comunhão, especialmente através do nosso Blog Gen-Re e de um encontro pelo Skype mensalmente, devido as distâncias.
Pe. Lucemir, MSC 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Encontro Genre
23 a 25 de Setembro
Mariápolis Ginetta,





Nestes dias de encontro vividos na Mariapolis Ginetta tivemos a graça de estarmos juntos e partilhar todas as maravilhas que o Senhor tem feito em nossas vidas, cada qual em sua ordem, congregação e comunidade nova.



O que de novo aconteceu é que nós tivemos a oportunidade de criarmos entre nós esta presença de Jesus entre nós que é tão necessária para nossa Igreja e tão bela quando vivida por Carismas tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. Tivemos a presença dos Agostinianos Descalços, Missionários do Sagrado Coração de Jesus, PIME e da Família da Esperança

Foram momentos de muita luz e unidade

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Impressôes do Encontro na Mariápolis Ginetta





Quero só agradecer a Deus pelo dom do ideal. No coração cresceu a identidade como um jovem religioso que para viver com perfeição a vontade do Pai deve ter Jesus em meio com outros Gen-Re.


Afonso Boueres, Família da Esperança

Para mim a grande novidade do encontro é a partilha e a amizade iluminados pelo ideal de Chiara. Graças a esta nova experiência no movimento tenho amado mais os meus irmãos da comunidade e sempre com Jesus no meio. 

Girley Reis, msc

O que me chamou a atenção nesses dias em que estivemos reunidos foi o modo que os focolarinos vivem a partilha da palavra de vida que é meditada e posta em comum com os outros. É também motivo para conhecer novas pessoas e carismas diferentes.

Marco Zanco


Esse encontro Gen-Re foi uma oportunidade de beber da fonte originária do Carisma da Unidade. É um momento para responder “SIM” à vontade de Deus e olhar para a vida pessoale comunitária, acreditando que existe um raio da vontade de Deus  que tudo guia.

Edson André, Família da Esperança


É uma riqueza do Senhor em partilharmos os dons que temos recebido uns dos outros, movidos pela unidade.

Frei Mikael Mezzomo, oad

Para mim é sempre uma riqueza estarmos juntos. Necessitamos de comunhão entre os carismas.

Marcos Araujo, Família da Esperança

Para mim o encontro foi ótimo pois me ajudou a aprofundar mais na Espiritualidade da Unidade.

Frei Gustavo, oad

Como sempre Jesus em meio venceu. É uma luz capaz de transformar a nossa vida e dar esperança à vida consagrada.

Pe. Pedro Facci, PIME

O encontro foi proveitoso. Não conhecia o movimento  e foi muito bom conhecê-lo e descobrir a importância de manter-se unidos e dar a vida pelos irmãos .

David , oad

O que marcou deste encontro foi a colaboração dos padres e suas experiências no movimento; tudo isso só veio acrescentar na minha vida vocacionada. Espero continuar participando deste movimento. Obrigado pela oportunidade de conhecer e participar.

Sandro Rogério dos Santos, msc

O encontro Gen-Re foi belíssimo !  Um clima familiar entre todos, a simplicidade e abertura, a alegria... realmente se sentia uma re-fundação.

Pe. Cesar, Familia da Esperança

Neste encontro encontrei as respostas para todas as perguntas que tinha feito. A resposta para todas é somente uma “O Amor”.  Ele é a manifestação de Deus aos homens, é a estrutura de vida e a raiz de todos os valores.

Cecílio Borrios


Pude ver que muitas vezes sou fraco para enfrentá-las não tão pesadas como as dos irmãos. Portanto, devo perceber a capacidade que há em mim, chamada Jesus e ultrapassar barreiras, para poder espalhar o Cristo a cada irmão que estiver ao meu lado

Frei Cleber Rosendo






Muita unidade da parte de todos e uma programação bem  leve. O primeiro momento em duplas para nos conhecermos.

Marcos Silva de Jesus, Família da Esperança

“Que todos sejam um” Estou muito feliz em ter participado deste encontro, pois renova em mim o amor pela vida consagrada.

Frei Diogo Moreno, oad

Foi muito boa a mistura dos vários carismas. Senti-me muito tocado em buscar cada vez mais a vontade de Deus em minha vida

Frei Diogo Moreno, oad

Uma experiência fantástica!
Lembrar-me que sou filho de Deus e de seu Amor para comigo; amadurecer minha vocação religiosa na doação sem reservas a Deus é maravilhoso.

Frei Indiomar, oad

Desde o primeiro momento que vi Chiara falando sobre o amor de Deus, fui tocado profundamente da mesma forma me que senti ao perceber o chamado que Deus me fez, para esta caminhada de doação no ministério sacerdotal. Esta é a grande chave que abre as portas para o mundo novo, o amor e a unidade.

Adilson Gomes, msc

Estes encontros me deixam muito feliz, e me fazem enxergar de modo diferente tudo a minha volta.
Para mim a presença de Jesus no meio me deixa com um olhar novo ao horizonte. Onde posso perceber que Jesus no meio é quem me leva a caminhar para a unidade.

José Marcos do Amaral,msc 


Palavra de Vida do mês de Outubro


“Segue-me!” (Mt 9,9)

Enquanto saía de Cafarnaum, Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos. Mateus tinha um trabalho que o tornava odioso aos olhos do povo e o igualava aos agiotas e exploradores, que se enriquecem às custas dos outros. Os escribas e os fariseus colocavam-no no mesmo nível dos pecadores públicos, tanto que censuravam Jesus por ser “amigo de publicanos e de pecadores” e comer com eles (cf Mt 11,19; 9,10-11).
Contrariando toda convenção social, Jesus chamou Mateus a segui-lo e aceitou o convite para almoçar em sua casa, como faria mais tarde com Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos de Jericó. Quando pediram que Jesus explicasse essa atitude, Ele disse que veio para curar os doentes e não os que têm saúde, e que veio chamar não os justos, mas os pecadores. Também dessa vez seu convite era dirigido justamente a um deles:
“Segue-me.
Jesus já havia havia chamado André, Pedro, Tiago e João, às margens do lago. O mesmo convite Ele dirigiria depois, com outras palavras, a Paulo, a caminho de Damasco.
Mas Jesus não se limitou àqueles chamados; no decorrer dos séculos, Ele continuou a chamar para si homens e mulheres de todos os povos e nações. E chama ainda hoje: Ele passa pela nossa vida, encontra-nos em diferentes lugares, de diferentes modos, e faz-nos ouvir novamente o seu convite a segui-lo.
Jesus chama-nos a estar com Ele, porque deseja estabelecer um relacionamento pessoal; ao mesmo tempo, convida-nos a colaborar com Ele no grande projeto de uma nova humanidade.
Ele não se importa com as nossas fraquezas, os nossos pecados, as nossas misérias. Ele nos ama e nos escolhe do jeito que somos. É o seu amor que nos vai transformar e dar forças para responder-lhe e a coragem para segui-lo, como aconteceu com Mateus.
E, para cada um de nós, Ele tem um particular amor, projeto de vida e chamado. É algo que percebemos no coração por meio de uma inspiração do Espírito Santo, ou mediante determinadas circunstâncias, ou por um conselho ou orientação de alguém que nos quer bem… Embora se manifeste nos modos mais diferentes, a mesma palavra continua ecoando:
“Segue-me!
Lembro-me de quando também eu percebi esse chamado de Deus.
Foi numa manhã gelada de inverno, em Trento, Itália. Minha mãe pediu à minha irmã caçula que fosse comprar leite, a dois quilômetros de casa. Mas fazia frio demais e ela não teve coragem. Também minha outra irmã recusou-se a ir. Então eu me adiantei: “Mamãe, eu vou!” Dizendo isso, peguei a garrafa e saí. A meio caminho, acontece um fato especial: tenho a impressão de o Céu se abrir e Deus me convidar a segui-lo. “Entregue-se inteiramente a mim”, é o que percebo no coração.
Era o chamado explícito, ao qual quis responder imediatamente. Falei sobre isso com o meu confessor, que permitiu a minha doação a Deus para sempre. Era o dia 7 de dezembro de 1943. Nunca serei capaz de descrever o que se passou no meu coração, naquele dia: Eu tinha desposado Deus! E Dele eu podia esperar tudo.
“Segue-me!
Essa palavra não se refere apenas ao momento em que decidimos a nossa opção de vida. Dia após dia, Jesus continua a dirigi-la a nós. “Segue-me!”, é o que Ele nos parece sugerir diante dos mais simples deveres cotidianos; “Segue-me!”, naquela provação a ser abraçada, naquela tentação a ser superada, naquele serviço a ser executado…
Como podemos responder concretamente ao seu apelo?
Fazendo o que Deus quer de nós no momento presente, pois cada instante contém sempre uma graça especial.
O nosso empenho para este mês, portanto, será entregar-nos à vontade de Deus com decisão; doar-nos ao irmão e à irmã que devemos amar; doar-nos ao trabalho, ao estudo, à oração, ao repouso, à atividade que temos de desempenhar.
Será aprender a escutar, no profundo do coração, a voz de Deus que fala também pela voz da consciência, dispostos a sacrificar tudo para atuar aquilo que Ele deseja de nós em cada momento e que essa voz nos revelará.
“Faz que te amemos, ó Deus, não só cada dia mais – porque podem ser pouquíssimos os dias que nos restam –; mas faz que te amemos em cada momento presente, com todo o coração, a alma e as forças, naquilo que é a tua vontade”.
Este é o melhor sistema para seguir Jesus.
Chiara Lubich